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A revolução 4.0 e a educação

A revolução 4.0 e a educação

Ao longo de toda a história, a humanidade sempre buscou formas de simplificar atividades diversas do dia a dia, facilitando e ampliando as possibilidades. Evoluímos continuamente e em determinados momentos, revolucionamos.

Na era digital em que estamos, vivemos acompanhando muitas mudanças no jeito de pensar, de agir, de ensinar e de aprender. A chamada revolução 4.0 é associada às principais inovações tecnológicas em termos de automação e controle da informação, aplicadas aos processos produtivos, em novos modelos de negócios, serviços e produtos.

Com todas essas mudanças e avanços, surgiram novas ideias e novas aplicações, inclusive na educação, como a “gamificação”, o Ensino à Distância (EAD), a lousa digital, mesas interativas, tablets, o uso de celulares como ferramenta de aprendizagem e muito mais.

Porém, esses exemplos já não são exatamente novidade quando pensamos na educação como ela ela está hoje. O número de instituições de ensino que estão utilizando a tecnologia como uma nova forma de ensinar é bem grande e vem crescendo mais a cada dia.


O que é Educação 4.0?

O termo Educação 4.0, está diretamente relacionado à revolução 4.0, basicamente, se trata da utilização de recursos tecnológicos nos meios educacionais como uma forma de transformar os processos de aprendizagem.

Quando falamos em revolução 4.0, seus principais conceitos envolvem a aplicação da tecnologia por meio de indústrias automatizadas, internet das coisas, inteligência artificial, coleta e análise de dados etc.

Nesta era, que é guiada pela automação e pelo digital, se faz fundamental que as instituições de ensino em geral sejam capazes de preparar alunos para o novo mundo, para se encaixarem em meio a todas as inovações.

Na Educação 4.0. se acredita no “learning by doing”, que basicamente significa que os alunos devem aprender na prática e não apenas na teoria, aprender fazendo. Dessa forma, o ambiente escolar se torna mais colaborativo e dinâmico.


Como funciona?

A Educação 4.0 não necessita somente do acesso à tecnologia, mas também de uma mudança na abordagem do ensino. O professor deixa de somente transmitir o conhecimento, ele começa a assumir o papel de orientador para o aprendizado de seus alunos.

A Educação 4.0 busca desenvolver estudantes com habilidades de aprender de uma forma mais autônoma, capazes de acompanhar os rápidos avanços para que não fiquem para trás no mercado de trabalho.

O ambiente escolar também deve se adaptar a Educação 4.0. Dessa forma, o modelo tradicional de salas de aula com lousa e carteiras separadas dão espaço a áreas mais colaborativas, incentivando o aprendizado em conjunto, o que permitem maior interação.

Este novo modelo de educação deve levar em consideração tudo o que envolve essa nova revolução, como a conectividade dos sistemas, facilidade de acesso ao conhecimento, a inteligência artificial, a automação, sistemas robotizados, a velocidade da inovação e do compartilhamento etc.


Desafios

A implementação da Educação 4.0 é necessária para acompanhar as tendências da revolução 4.0, porém, ela apresenta desafios, tanto para gestores como para professores. No Brasil, ainda existe a dificuldade de infraestrutura, já que nem todas escolas públicas estão equipadas com internet de alta velocidade e ferramentas tecnológicas.

De acordo com o último Censo Escolar (2017), apenas 46,8% das escolas públicas de ensino fundamental têm laboratório de informática e apenas 65,6% conta com o acesso à internet, o que dificulta esse avanço.


Benefícios da Educação 4.0

Os benefícios da Educação 4.0 vão desde a otimização da gestão escolar até o preparo das aulas por parte dos professores e a aplicação do conteúdo. Na gestão das instituições de ensino, com processos automatizados, ganha-se muito mais tempo e qualidade nas atividades.

Os professores podem preparar aulas práticas, que captam a atenção dos estudantes, recebendo como resposta uma maior participação desses alunos. Os alunos aprendem com atividades criativas, interativas e games eletrônicos, utilizando ferramentas com as quais já estão acostumados a usar em casa.

Confira mais alguns dos benefícios da Educação 4.0 que listamos para você:

  • Formação de profissionais e cidadãos preparados para a sociedade;
  • O uso da tecnologia a favor do aprendizado;
  • Melhora os resultados de aprendizagem dos estudantes;
  • Gestão escolar conectada;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico.

Metodologias ativas

Cada vez mais ouvimos falar a respeito de metodologias ativas. Elas estão diretamente relacionadas a Educação 4.0. Tratam-se de estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção de seu processo de aprendizagem.

As metodologias ativas integram o ensino online e offline e promovem a aprendizagem baseada em projetos desenvolvidos de forma elaborada. O conteúdo é estudado em casa e na instituição de ensino são esclarecidas dúvidas e o aprendizado é compartilhado.

Conclusão

Em um mundo onde a internet se torna cada vez mais acessível, móvel e presente para todos em praticamente todos os objetos e instâncias da vida humana, não há dúvidas de que produzir e acessar conteúdos em grande volume será uma prática muito mais natural para as novas gerações que já são inseridas nesse meio desde muito cedo.

Ainda não existe um modelo pronto a ser aplicado pelas instituições de ensino, mas por este motivo, todos podemos e devemos contribuir com novas ideias e maneiras de se adequar às novas tendências.

Isso envolve quebrar os velhos paradigmas educacionais impostos durante anos em uma educação descontextualizada, pautada unicamente em transmissão de conhecimento e ambientes pouco propícios ao processo de aprendizagem.

Espero que este conteúdo tenha aberto seus olhos para essa nova realidade. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

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Grande abraço e até a próxima!

Assuntos: EDUCAÇÃO 4.0
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