Geral

8 dicas para ensinar usando Lousas Digitais

8 dicas para ensinar usando Lousas Digitais

Com o avanço da tecnologia, surgiram novos equipamentos, sistemas e ferramentas modernas, que vieram para facilitar e muito as tarefas do dia-a-dia. O mesmo acontece com a educação com a chegada das lousas digitais.

Elas trazem mais dinamismo e praticidade para as salas de aula, tornando-as mais produtivas e menos cansativas para os alunos, trazendo o aluno para o centro de seus processos, o tornando protagonista, de forma que ele seja mais ativo dentro de sala.

Porém, ainda existe uma grande porcentagem de educadores que não ainda não utilizam dessas ferramentas tecnológicas, seja por dificuldades em acompanhar todas essas novas possibilidades ou por puro desconhecimento.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista com algumas dicas fundamentais para ensinar utilizando lousas digitais, continue lendo e confira.

1. Desenvolva um planejamento de aula

É fundamental preparar a aula que será ministrada com antecedência, pensando em quais momentos poderá utilizar a Lousa Digital. Lembre-se, nem sempre e nem em todas as aulas aplicação da lousa digital pode ser necessária, por isso, é bom deixar definido quando e para que a lousa será utilizada.

2. Pratique

Assim como toda nova tecnologia, é preciso aprender algumas técnicas e assimilar o novo conhecimento para poder aplicá-lo e repassá-lo aos alunos. É importante buscar aprender e praticar o máximo, o que é muito fácil levando em consideração o quão intuitivo é trabalhar com as lousas digitais.

Pratique sempre que possível, com muita prática e dedicação, utilizar lousas digitais em salas de aulas acaba se tornando algo natural.

3. Deixe os alunos interagirem com a lousa

Deixe que os estudantes vejam como funciona, façam perguntas e experimentem essa nova ferramenta. Além de despertar o interesse, eles podem ainda ajudar com as apresentações de conteúdo, o que torna as aulas mais interativas.

Sem contar que com instigando o interesse e curiosidade dos alunos, as aulas se tornam muito mais eficazes e trazem melhores resultados.

4. Teste as aulas com antecedência

É muito importante testar as aulas também com antecedência. Em caso de existência algum erro de imagem ou som, é possível solicitar auxílio técnico em tempo de não prejudicar o andamento de sua aula.

A utilização da lousa já poupa muito tempo de aula que seria gasto com preparação de equipamentos diversos, mas também é importante deixar os arquivos que serão utilizados já carregados e abertos, dessa forma, suas aulas serão ainda mais aproveitadas e menos tempo ainda será perdido.

5. Certifique-se de que todos estão conseguindo ver

A lousa digital trabalha com luz, por isso, é muito importante verificar se todos os alunos conseguem ler com clareza e exatidão o que está sendo apresentado. Em caso de dificuldade por parte de algum aluno, pode ser necessário fazer um reposicionamento da lousa ou de carteiras.

6. Interação entre aluno, professor e lousa

Ao utilizar a lousa digital, é importante que ela tenha um propósito. As aulas de artes ou geometria podem, inclusive, contar com a participação dos alunos, que têm a chance de interagir com a lousa digital e tornar a aprendizagem mais fácil e interessante.

7. Mantenha o ritmo

O uso da lousa digital pode tornar as aulas mais rápidas, já que o professor encontra tudo disponível em tela, sem precisar escrever e apagar. Contudo, é importante que o educador não acelere demais as aulas, pois os alunos podem sentir dificuldades em acompanhar. Vale fazer testes sobre onde é possível avançar com mais agilidade e quais temas merecem mais calma e atenção.

8. Explore os novos benefícios da lousa digital

A lousa digital é um recurso tecnológico que traz diversos benefícios para os envolvidos. Os profissionais que descobrirem novas técnicas devem compartilhar o conhecimento com os colegas para que todos possam usar o equipamento na sua máxima potencialidade.

Benefícios da Lousa Interativa Qualipix para a sala de aula

A Lousa Interativa Qualipix é um exemplo de tecnologia educacional que pode ser incorporada rapidamente ao plano de aula para reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, dando mais dinamismo para o processo de ensino e aprendizagem.

Por ser um recurso versátil e de fácil manuseio, ela oferece uma série de benefícios tanto para os professores como para os alunos, que ficam mais atentos às aulas e curiosos com a sua utilização.

A ferramenta apresenta uma variedade de conteúdos que tornam a aprendizagem ainda mais significativa e contextualizada. Ou seja, com novos recursos, novos caminhos se abrem para o ensinar e, também, para o aprender.

Confira alguns dos muitos benefícios da Lousa Interativa Qualipix que selecionamos para você

As lousas interativas tornam o aprendizado muito mais agradável, seguro e participativo por parte dos aulunos, o que facilita a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e manipular conteúdos de diversas formas.

É um recurso multimídia bastante versátil que se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem. As lousas também ampliam a motivação e o interesse dos alunos no conteúdo que está sendo transmitido.

Aumenta a familiarização dos professores com o uso de novas tecnologias, possibilitando o ensino em tempo real, pois é um recurso que pode ser usado a qualquer momento, permitindo que o professor faça anotações escritas ou que opere softwares, apresente e edite imagens, apresente vídeos, navegue na Internet, dentre outras atividades.

Além de tudo isso, a utilização de lousas digitais facilita o aprendizado colaborativo estimulando o aprendizado e o trabalho em grupo, aumentando o diálogo e a cooperação entre professores e alunos.

Possibilitam a interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos, potencializa a aprendizagem, trazendo recursos diferenciados para aproximar os alunos dos conhecimentos a serem adquiridos em sala de aula.

Viu só como as Lousas Interativas podem transformar salas de aula? Essas são apenas algumas das vantagens da utilização de lousas digitais em sala de aula.

Com prática, a utilização das Lousas Interativas em sala de aula é aperfeiçoada e se torna algo natural.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?