Geral

7 tendências tecnológicas em sala de aula

7 tendências tecnológicas em sala de aula

O uso da tecnologia em sala de aula tem modificado o modo como os estudantes aprendem e que os educadores ensinam. Os jovens de hoje em dia tem demandado uma abordagem diferenciada com relação aos métodos educacionais mais tradicionais.

Os professores também estão transformando suas didáticas e técnicas dentro de sala de aula para tentar acompanhar o desenvolvimento tecnológico, o que se é cada vez mais necessário, levando em consideração que os jovens estão inseridos em meio a todos esses avanços.

Cabe aos educadores escolares e até mesmo aos gestores das instituições de ensino acompanhar os avanços das principais tendências educacionais e tecnológicas, buscar se adequar e adaptar os métodos de ensino ao que surge de novo no mercado visando facilitar os processos didáticos. Continue lendo para saber mais:

A atenção para as transformações digitais

As novas gerações estão conectadas desde muito cedo, a tecnologia se faz presente na vida dos jovens desde a infância e os acompanha até a fase adulta.

Uma rotina sem esse acesso a tecnologia não é uma estratégia adequada para essa geração que vive sua vida mediando situações do dia a dia, o ideal é se unir a tecnologia e adequá-la aos processos do diários.

Através desse pensamento, os educadores têm buscado se adequar a essa realidade e com isso a educação digital cresceu e continua crescendo cada vez mais nos meios educacionais.

Separamos 7 tendências educacionais tecnológicas que estão sendo aplicadas em diversas instituições de ensino e que vem ganhando força para que você conheça um pouco mais essa realidade que vem ganhando força.

1. Armazenamento de Dados em Nuvem

Muitas pessoas já utilizam as ferramentas que possibilitam o armazenamento de dados na nuvem, mas dentra das salas de aula, essa tecnologia e suas possibilidades estão começando a ganhar força agora dentro das salas de aula e meios educacionais.

Uma das vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de poder guardar materiais educacionais de forma rápida e bastante prática, podendo acessá-los facilmente através de um dispositivo móvel com acesso a internet.

Dessa forma, os alunos podem começar trabalhos em sala de aula e finalizá-los em casa, ou o inverso, isso com muita facilidade e um fácil acesso ao material armazenado.

Um bom exemplo de ferramenta que possibilita essa facilidade é o Google Drive, com ele os alunos podem salvar documentos, planilhas, imagens, apresentações etc, acessando esses conteúdos na hora que quiserem e de onde estiverem através de seus dispositivos móveis por exemplo.

2. Investimento em Tecnologias Educacionais

Algumas instituições de ensino já estão se adequando, investindo em tecnologias educacionais e buscando formas de inovar as aulas para engajar melhor os alunos, tornando as aulas mais interativas e participativas por parte dos estudantes, que tornam membros mais ativos nos processos de aprendizagem.

De certa forma, a evolução tecnológica está gerando uma evolução educacional, com métodos didáticos e tecnologia caminhando lado a lado, o que já é visto, o que também gera um aumento no investimento em tecnologias educacionais por parte das instituições de ensino, como por exemplo, o investimento em salas de aula interativas.

3. Métodos de Ensino Híbrido

O Ensino Híbrido se refere a mistura do aprendizado off-line com o aprendizado online. Nessa modalidade de estudo, o aluno mescla momentos em que estuda virtualmente e sozinho através de plataformas digitais, com momentos em que estuda de forma presencial.

Enquanto o aprendizado online depende do acesso a tecnologia, o off-line foca mais na interacções interpessoais, de aluno com aluno e aluno com professor.

A parte em que o estudo acontece com o auxílio de recursos digitais permite ao aluno que ele tenha controle sobre onde, o que e como esse aluno vai estudar. Isso possibilita que ele estude na sala de aula, no laboratório, na biblioteca, em centros culturais ou até mesmo em casa.

4. Dispositivos Móveis Como uma Ferramenta Educacional

Os celulares e os tablets estão cada vez mais presentes na vida da maioria das pessoas, inclusive dentro da sala de aula, o que também é um fator que vem transformando os métodos educacionais mais tradicionais.

Com os dispositivos móveis você pode ter um fácil acesso a vários ambientes virtuais, como blogs, fóruns, aplicativos e sites, dessa forma, unindo o ambiente acadêmico ao ambiente virtual.

Adequar essas ferramentas aos conteúdos apresentados em sala de aula, faz com que o acesso a essas tecnologias sejam um complemento das aulas, o que faz com que as aulas se tornem mais atrativas e eficientes.

É muito importante que as instituições de ensino desenvolvam projetos para unificar o uso dessas ferramentas aos métodos educativos das instituições, para que dessa forma haja êxito na utilização dessas tecnologias.

5. Realidade Virtual e Aumentada

A realidade virtual e a realidade aumentada estão inseridas no mercado já a um tempo, mas só recentemente seus potenciais foram percebidos no âmbito da educação.

O objetivo dessa tecnologia no meio da educação é tornar as experiências de aprendizagem mais interativas, envolventes e transformadoras, trazê-las para o lado da experiência.

Com essas novas tecnologias, os estudantes podem aprender de forma bem mais interativa. Um bom exemplo de suas funcionalidades, é poder levar o aluno a visitar outros países ou conhecer épocas e civilizações diferentes sem sair da sala de aula.

6. Plataforma de Comunicação Escolar

As plataformas de comunicação escolar são ferramentas que estão transformando a educação moderna, através das facilidades de que dispõe, possibilitando uma transmissão e acesso a informações de forma bem mais simplificada.

Através de softwares e aplicativos integrados, é possível melhorar bastante a forma de se comunicar entre professores, pais e alunos, facilitando a troca de informações relacionadas às instituições de ensino, conteúdos ministrados ou informações e comunicados gerais.

7. Uso de Lousas Digitais e Monitores Interativos

A Lousa Digital ou o Monitor Interativo são bons exemplos de tecnologias educacionais que podem ser facilmente implantadas e incorporadas dentro das salas de aula, sem interferir nos planos de aula, para dessa forma reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, dando mais dinamismo para os processos de ensino e de aprendizagem.

Por serem versáteis e fáceis de se utilizar, as Lousas e os Monitores Interativos apresentam uma série de benefícios, tanto para os alunos quanto para os professores, gerando uma maior interação e atenção dentro de sala de aula, tornando os alunos mais engajados e participativos em seus processos e aprendizagem.

Clique aqui para conhecer ótimas opções de Lousas Digitais e Monitores Interativos Qualipix para melhorar ainda mais a eficiência de suas aulas e torná-las mais interativas e atrativas.

Conclusão

A educação está em constante transformação e a tecnologia está cada vez mais presente nos processos pedagógicos, é preciso ter em mente o ritmo de aprendizagem para acompanhar os avanços e utilizá-los a seu favor.

As novas tendências educacionais estão aproximando as instituições de ensino dos alunos, de forma a engajar e entreter mais esses alunos, fazendo com que eles se sintam ainda mais atraídos pelos estudos.

Gostou das informações? Esperamos ter te ajudado a conhecer um pouco algumas das tendências educacionais mais atuais do mercado..

Clique aqui para conhecer nosso site.

Caso ainda tenha dúvidas entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Abraço e até a próxima!

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?