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6 mitos sobre o uso da tecnologia na educação

6 mitos sobre o uso da tecnologia na educação

O uso da tecnologia nas escolas é visto com uma certa resistência por muitas pessoas e instituições de ensino. Muitas pessoas acreditam que ela pode ser prejudicial ao aprendizado e alguns mitos acabam impedindo a evolução dos métodos de ensino através do uso da tecnologia nas instituições de ensino.

Novas tecnologias são cada vez mais eficientes e acessíveis, com isso, é natural que este universo entre também nas escolas e instituições de ensino em geral para modificar a rotina.

Crianças e jovens, que já nasceram em contato com a tecnologia, navegam com facilidade, as possibilidades de personalização do ensino que continua crescendo e até a carga de trabalho dos educadores se torna menos exaustiva e mais produtiva.

Descubra aqui alguns dos mitos mais comuns sobre o uso da tecnologia na educação. Fizemos uma lista com os mitos mais frequentemente citados, continue lendo e confira.

1. A tecnologia vai resolver todos os problemas presentes na escola

Assim como qualquer ferramenta, tipo cadernos, livros ou celulares, as tecnologias digitais podem ser usadas tanto de forma benéfica quanto maléfica para a pessoa em questão. Elas podem ser usadas com intencionalidades específicas

Para que a tecnologia tenha efeito no aprendizado, é preciso criar um bom planejamento de aula que inclua o uso dessa tecnologia de acordo com o projeto pedagógico.

Entender como as atividades virtuais serão combinadas a outras presenciais e ainda encontrar softwares que vão ao encontro do currículo e metodologia da instituição de ensino é fundamental para garantir esse aprendizado.

Mesmo com tudo isso, não é possível resolver todos os problemas presentes na instituição de ensino com tecnologia, existem problemas que são mais estruturais e organizacionais.

Os desafios da educação passam pela formação, pela estrutura, políticas públicas e toda uma série de fatores que precisam ser estudados e trabalhados paralelamente.

O fato é que a tecnologia pode sim ajudar e até mesmo facilitar a resolução de outros problemas, que até então se encontravam sem solução.

2. A tecnologia vai substituir o professor

Pensar na sala de aula e tecnologia juntas, traz em mente a ideia de uma disputa entre professor e tecnologia, quantas vezes o educador pede para que seus alunos guardem os celulares durante o dia?

Isso só torna os educadores mais resistentes a toda inovação que nos cerca. Provavelmente, os conteúdos que tanto interessam esses alunos mediados pela tecnologia são tão atrativos porque permite a interação, resposta imediata, leitura através de hiperlinks.

É preciso entender que a informação já está disponível, basta jogar algumas palavras-chave no Google para receber uma enxurrada de respostas.

Porém, a maioria dos jovens não aprende a ler e interpretar, filtrar, selecionar e criar a partir desses conteúdos diversos que estão dispostos na internet.

É aí está o papel principal do educador, não somente fornecer informação, mas também orientar os alunos, coletiva e individualmente, para que construam o próprio aprendizado, que busquem por informações, que interajam com elas.

Além disso, sempre caberá ao educador avaliar quando e por que os recursos tecnológicos são necessários e como eles dialogam com a realidade de sua turma.

3. A tecnologia aumenta o trabalho do professor

No início pode até ser que isso ocorra, já que usar tecnologia educacional vai exigir capacitação, a maioria dos professores afirmam que não estão preparados para a sala de aula interativa.

Mas após o período de aprendizado, a tecnologia serve justamente para facilitar a rotina escolar e trazer melhores resultados para o aprendizado.

4. Professores mais velhos não conseguem se adaptar à tecnologia

O desafio enfrentado tanto pelos educadores mais jovens quanto pelos mais experientes, é a falta de capacitação desses profissionais.

Não é suficiente simplesmente mostrar como um equipamento funciona, em vez disso, deve existir um treinamento, que precisa incluir reflexão sobre as possibilidades da tecnologia na educação, como encontrar e criar material e como abordá-los com a turma de maneira construtiva.

A realidade é que pessoas com mais idade tem o mesmo nível de dificuldade que pessoas mais jovens que também não tem experiência com a tecnologia.

A questão é que esses equipamentos mais modernos são bastante intuitivos e fáceis de se utilizar, o que facilita muito a capacitação dos profissionais e o aprendizado dos estudantes.

5. A tecnologia torna os alunos preguiçosos e os distraí

O que distrai realmente distraí os estudantes é realizar atividades que não estejam de acordo com seu ritmo de aprendizado.

Esse problema pode ser resolvido com plataformas de ensino adaptativo, que elaboram um plano de estudos personalizado de acordo com as dificuldades de cada aluno.

Assim, eles recebem atividades específicas que os desafiam, sim, mas dentro de suas capacidades.

6. Deixa os alunos mais antissociais e menos comunicativos

Muitos acreditam que a tecnologia afasta um aluno do outro e os alunos do professor. No entanto, se utilizada adequadamente, ela possibilita a colaboração entre os estudantes e o professor, o que leva a ideia de trabalho em equipe, onde todos participam e se ajudam.

Dessa maneira, o contato e a comunicação ainda existe e são ainda mais efetivos, além da interação um com o outro, existe a interação com a tecnologia e os alunos pode se ajudar na realização das atividades.

O uso da tecnologia nas escolas

A implantação da tecnologia nas escolas deve ser desmistificada. Ela permite diversos benefícios na educação, como:

  • Atualiza os conhecimentos;
  • Diversificar as metodologias de ensino;
  • Promove mais engajamento por parte dos alunos;
  • Otimiza o tempo do professor e da gestão;
  • Garante aulas mais atraentes e inovadoras;
  • Desperta a curiosidade dos estudantes;
  • Aumenta a interação entre os próprios alunos e entre os alunos e professor;
  • Prepara futuros profissionais para o mercado de trabalho, que exige o uso consciente da tecnologia.

Dessa forma, a tecnologia nas instituições de ensino, pode sim ter uma grande relevancia nesses ambientes. Esteja aberto para o novo e busque aulas mais inovadoras e atraentes para seus alunos através do uso da tecnologia que pode vir para agregar!

Conclusão

Gostou das nossas dicas?

Como podemos observar, a tecnologia nas escolas pode, sim, ser relevante e trazer bons resultados. Por isso, deixe para trás os seus receios e caminhe rumo ao futuro da educação.

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